Nós, Guarani de toda a América do Sul, vivemos a crença na Terra Sem Mal e temos a OPY, onde fortalecemos nossa tradição, nosso Nhanderekó.
OPY
Agui ma katu vei xamoi kuery pexá uká
Nhande py jaikua porã uka’ pexa ma jaendú
Ko’e javey hexa vei opy’i py oiko.
Opy’i teko hapy a’e ma nhanderú ayvy
Aema nhonde mbareté aguã.
Ymã py ma xumo’i pura’ei akau, ara kue py.
Ará mbyte’py, py are jave ave.
Ja’a jave opy’I py nhande akã porã katú
Jaiko porã vei japura’ei aguã, nhanderete ovyá
Porã te nhande py. Pura’ei porãkatu javyá aguá
Jatapy porã pu’ã jave, jaikó eté pexa oiko rami
Opy’i oipuru petygua japita umi vei erami timbó
Nhanderuete exãi aguã, nhande ambá oẽ porã
Aguã oũ jajeroky vei etá.
Upei ve ma katu jekoky vei xondaro.
CASA DE REZA
Os nossos ensinamentos eram transmitidos, antigamente, apenas na Casa de Reza. Os mais velhos nos ensinavam as danças, os cantos, o respeito à natureza, o cuidado com as nascentes, as florestas, a vivência com os outros homens e com os animais, a admiração com os mais velhos-nossos sábios. Eles ensinavam na Casa de Reza a cada amanhecer e a cada anoitecer.
Aprendíamos a reverenciar o céu com amor, a valorizar o sol, a lua, os homens, os animais, as plantas, as águas e todos os segredos da natureza e da vida.
Ainda hoje na Casa de Reza aprendemos com nossos sábios e nela são realizadas cerimônias, rituais, danças com cantos. E muitos desses rituais são realizados apenas dentro da Casa de Reza e em época certa.
O Nhandereko é uma aprendizagem contínua, constante do dia-a-dia, não se vivencia apenas na Casa de Reza. A casa de Reza é o pilar espiritual.
Nossos antepassados rezavam, na Casa de Reza ao amanhecer, ao meio-dia e ao anoitecer.
Quando entramos na Casa de Reza, entramos com pensamento para o bem, para rezar. Pedimos em nosso canto que, a cada dia, em qualquer lugar, não vejamos maldade nas coisas, nas pessoas, no mundo. Rezamos para pedir um bom sono e um bom acordar, que nossos dias sejam de paz.